image002.jpg
Museu Nogueira da Silva (Av. Central, Braga)
2 de Abril, às 21.30h | entrada livre
Dando continuidade às suas iniciativas relacionadas com a história da cidade romana que esteve na origem de Braga, a Biblioteca Pública de Braga, unidade cultural da Universidade do Minho, vai promover a realização de uma conferência que terá como título Contemplando o rosto de Bracara Augusta.

Será seu autor o doutor Rui Morais, professor auxiliar com agregação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, onde é director do Curso de Arqueologia e presidente do respectivo Conselho de Cursos.

Rui Morais é licenciado em História, variante Arqueologia, pela Fac. de Letras da Univ. de Coimbra, sendo Mestre e Doutor em Arqueologia pela Universidade do Minho, tendo a sua dissertação tido como tema “Autarcia e comércio em Bracara Augusta no período alto-imperial” (2005).

Realizou escavações em Braga e Vila Verde, em Atenas e Vada (Itália), tendo feito estágios para pesquisa bibliográfica em instituições universitárias inglesas e italianas e também em Beirute.

Para além de integrar a equipe do projecto de salvamento de Bracara Augusta, participa em diversos projectos de investigação em universidades portuguesas e estrangeiras.

Tem dedicado uma especial atenção ao estudo do comércio na Antiguidade e é autor de uma apreciável bibliografia (15 trabalhos publicados em actas de congressos e colóquios internacionais e mais de 20 artigos em revistas nacionais e estrangeiras).

O Doutor Rui Morais resume deste modo o tema da sua conferência:

“No contexto da sacralidade do locus da antiga cidade romana de Bracara Augusta, estudámos dois pequenos bronzes (estatuetas) representativos da entidade tutelar da cidade. Tecem-se algumas considerações sobre o significado deste tipo de figuras no mundo helenístico e romano e ilustram-se com alguns exemplos mais conhecidos”.

organização Biblioteca Pública de Braga
agradecimento pela notícia Drº Henrique Barreto Nunes

Advertisements