“Nova homenagem a Sá de Miranda”
de Agostinho Domingues

editora Calígrafo

apresentação | José Manuel Mendes

15 Maio 08 |21h30
Museu Nogueira da Silva | Av. Central | Braga
entrada livre

org. Biblioteca Pública de Braga

A obra, para além de uma biografia do poeta quinhentista, apresenta alguns elogios a Sá de Miranda feitos por contemporâneos, apreciações críticas da autoria de consagrados estudiosos da sua obra e ainda uma antologia mirandina com mais de 100 páginas.

A edição justifica-se pelo facto de, no corrente ano, se comemorar o 450º aniversário da morte do escritor, ocorrida ou na Casa da Tapada (Amares) ou em Duas Igrejas (Vila Verde), estando sepultado na Igreja de Carrazedo (Amares).

O autor deste trabalho tem dedicado grande atenção ao estudo e divulgação da obra mirandina, como o atesta o presente estudo que constitui uma excelente introdução ao conhecimento do escritor Francisco Sá de Miranda.

Agostinho Domingues é licenciado em Filologia Românica pela Univ. de Coimbra, mestre em Língua e Literatura Portuguesa pela Univ. do Minho e doutorado na área de História Moderna pela Univ. do Porto.

Foi professor do ensino secundário e da Escola do Magistério Primário de Braga, tendo ainda leccionado na Univ. do Minho, aposentando-se quando exercia a docência na Escola Sá de Miranda (Braga).

É autor de apreciável bibliografia, tendo dedicado especial atenção ao estudo do Humanismo em Portugal (Damião de Góis ou o ensino dos Jesuítas), mas também escreveu sobre João Garcia de Guilhade, Gil Vicente, Pe. António Vieira e ainda Fernando Pessoa.

Cidadão atento e interveniente foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, vereador da Câmara Municipal de Amares e dirigente associativo, ajudando a fundar a Associação “Autores de Braga” e a Associação Cultural “Francisco Sá de Miranda”.

Advertisements