Sob o mote “A Promoção da Leitura para os Públicos Jovens e o Papel da Biblioteca Pública” realiza-se entre hoje e Sexta-feira, dias 29 e 30 de Maio, o III Encontro Oeiras a Ler, uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Oeiras.
A problemática escolhida para a edição deste ano é complexa, e um dos grandes desafios das bibliotecas públicas: estando comprovado que os hábitos de leitura tendem a decrescer à medida que a infância vai sendo abandonada, e sendo uma das missões da biblioteca pública “a criação e promoção de hábitos de leitura nas crianças e nos jovens”, de acordo com o Manifesto da UNESCO (1994), que estratégias e que caminhos deverão estes equipamentos seguir para contrariar uma tal tendência?

Para debater o tema, forma convidados investigadores e profissionais de várias nacionalidades. Max Butlen, do Instituto Nacional de Investigação Pedagógica de França, abrirá os trabalhos com o exemplo das bibliotecas públicas francesas, sendo seguido por José Soares Neves, do Observatório das Actividades Culturais, que reflectirá sobre o caso português. O primeiro dia do Encontro continuará com a participante dos EUA, Michele Gorman, propondo uma nova geração de serviços para uma nova geração de utilizadores, e terminará com Jonathan Douglas que, a partir do Reino Unido, defenderá a criação de uma cultura juvenil de leitura.

A BAD Norte acompanhará este Encontro, e os leitores do blogue poderão acompanhá-lo connosco, dia a dia, sendo aceites sugestões e comentários aos posts que, em vários momentos das jornadas, irão sendo publicados.”

Manuela Barreto Nunes | Vice-Presidente do Conselho Directivo Regional Norte BAD

Advertisements