O Arquivo Histórico Municipal do Porto promove mensalmente, na terceira 5ª.Feira, a iniciativa denominada “O Documento do Mês“. Pretende-se com esta actividade, fomentar o conhecimento do acervo do Arquivo Municipal, partindo de um documento previamente seleccionado e explorando um tema relativo ao Porto e à sua História.

Assim sendo, convida-se a comunidade, a assistir na próxima quinta-feira, dia 17 de Julho, pelas 15:30h à sessão sobre a “Arte do Metal e o seu impacto urbanístico na Ribeira Portuense”. Será apresentada pelo Director de Departamento Municipal de Arquivos, Dr. Manuel Luís Real.

É aí analisada a actividade dos ferreiros, caldeireiros, picheleiros, serralheiros, armeiros, etc, cujo mester se localizava preferencialmente nas ruas da Banharia, Caldeireiros e Comércio do Porto. Dá-se também ênfase à zona de S. Nicolau e ao quarteirão da Casa do Infante, onde irão desenvolver-se as profissões de ourives e moedeiro, tema que será tratado num posterior “Documento do Mês”.

Esta apresentação decorrerá no Auditório da Casa do Infante, sendo a entrada gratuita, tendo apenas de fazer a sua inscrição através do e-mail: casadoinfante-serveducativo@cm-porto.pt, ou através do número de telefone: 222060400/415

Anúncios