Caros leitores,

Obrigado por mais esta semana se reunirem aqui em volta da Bagagem, esperando para ver qual a novidade que dentro dela sai. Então, e sem mais demoras, apresento-vos uma ideia vinda das Terras de Vera Cruz, mais especificamente de iniciativa da Câmara Brasileira do Livro – O LIVRO DE TODOS.

Esta actividade consiste na construção de uma história por vários autores. Cabe à instituição organizadora da actividade convidar um autor, conhecido do panorama literário nacional, solicitando-lhe o início de uma história. Depois do autor ter redigido o primeiro capítulo é chegada a hora de despertar a veia escritora de todos aqueles que sempre quiseram escrever mas nunca tinham, até então, encontrado a oportunidade certa ou uma justificação necessária para o fazerem. Mediante as regras de redacção pré-estabelecidas pela equipa organizadora, e uma forte campanha de divulgação da actividade, lança-se o desafio a todos aqueles que estejam interessados em participar nesta história a várias mãos.

Para alguns dos meus caríssimos leitores poderá já não ser uma novidade, no entanto é sempre bom salvaguardar práticas tão pertinentes como esta que promovem concomitantemente a escrita recreativa e a leitura. E sem dúvida que usufruindo das potencialidades da Web esta ideia acaba por ser simples, quer do ponto de vista da sua aplicação, como na colaboração e construção do produto final – um livro de todos e para todos!

Fecho a Bagagem, por esta semana, na esperança de obter feedback caso resolvam aproveitar esta sugestão ou então, caso já a tenham executado, partilhem aqui comigo e com todos nós.

Um abraço e boa semana.

Teresa Silveira

Anúncios