A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga) inicia o projecto “Juntos na leitura – comunidade de leitores para pais e filhos” que terá como finalidade reunir pais e filhos para uma aproximação da leitura e desenvolvimento de competências tendo como mote, o livro.
Pretende-se que os livros e a leitura proporcionem uma animada interacção familiar, através de várias actividades tais como: leituras, jogos, desenhos, charadas, etc.
O programa visa desenvolver e promover competências educativas de leitura e motivações, bem como o desenvolvimento da imaginação e a capacidade de exposição em grupo a educadores e educandos. Trata-se de um conjunto de encontros informais, entre família e amigos, com um interesse em comum, os livros.
Os encontros serão realizados mensalmente e alusivos a temáticas diversificadas.

Objectivos
Motivar os pais e seus filhos para a leitura recreativa; tornar a leitura uma actividade de lazer, social e comunicacional; divulgar obras; dar a conhecer os fundos da biblioteca aos pais e seus filhos.
Consciencialização dos pais para a importância da leitura como instrumento (in) informativo e de suma importância na aprendizagem ao longo da vida para o seu filho; reflexão conjunta e partilhada entre pais das boas maneiras de poderem ajudar seu filho na conquista de hábitos de leitura e de como tornar-se um bom leitor.

Descrição da acção
O projecto visa trazer pais e filhos à Biblioteca, de forma a partilhar as suas leituras infanto-juvenis. Permite a reflexão e a troca de ideias sobre os livros entre pais e educadores, proporcionando linhas futuras de leitura.

Público-alvo
Pais e filhos.
Mínimo 4 e Máximo 8 pais (pai ou mãe) e respectivos filhos (um filho por educador, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos).

Periodicidade
Sessões: 3º sábado de cada mês às 15h30, com duração de 1h30.

Metodologia
Cada família seleccionará um exemplar de uma das obras propostas pelas animadoras da BLCS.

1º Encontro:
– cada família requisita domiciliarmente um livro e trabalha-o durante um mês, nos moldes que entender (será fornecida uma ficha de sugestões de leitura e actividades).

2º Encontro:
– no mês seguinte, cada família demonstra, ilustra, ou partilha a sua “leitura” do livro, podendo recorrer a várias formas de representação do conteúdo (animação oral da história, ilustração, jogos, mímica, música, etc..) durante cerca de 5-7 minutos;
– Partilha de ideias;
– Informação da nova data para inscrições na sessão seguinte (a decorrer entre a última semana de cada mês e a primeira do mês seguinte) e tema a abordar.
– Tema livre para as famílias que se reinscrevam na 3ª sessão e convite para uma das famílias, voluntariamente, trabalhar um livro à sua escolha para o mês seguinte.

Nota: qualquer família pode inscrever-se ou abandonar esta actividade em qualquer momento. Este projecto não implica pré-inscrição ou continuidade no mesmo.

Agenda
1ª sessão:
1º encontro: 22 de Novembro – “Juntos na Leitura” – apresentação.
2º encontro: 20 de Dezembro – “Juntos no Natal”

2ª sessão: “Juntos na folia”
1º encontro: 17 de Janeiro
2º encontro: 21 de Fevereiro

3ª sessão: “Juntos, tudo tem vida e cor…”
1º encontro: 21 de Março
2º encontro: 18 de Abril

4ª sessão: ” Direitos da Criança”
1º encontro: 23 de Maio
2º encontro: 20 de Junho

5ª sessão: 4 de Julho
Apreciação final; encontro da comunidade de pais e filhos.

Inscrições gratuitas
Inscrições até 17 de Novembro na Sala Infanto-juvenil da Biblioteca, ou através do telefone 253 205 977.

Advertisements