Caros Colegas,

Em terras de Vera Cruz, decorre o XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) organizado pelo Consórcio CRUESP Bibliotecas, formado pelos Sistemas de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP).
A convite da organização estou a participar neste evento com emoção e entusiasmo, não só pelo facto de ter nascido no Brasil ( Niterói – Rio de Janeiro) mas também, pelo facto de ir realizar uma comunicação sobre as questões do Acesso Livre em Portugal.
No primeiro dia do evento decorreram reuniões técnicas, cursos e worshops de várias temáticas. Assisti com particular interesse a VI Reunião Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e XII Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde.
A Biblioteca Virtual de Saúde é uma iniciativa de Acesso Livre que apresenta na Web a maior colecção da América Latina e Caraibe. A BVS foi criada por uma parceria do Ministério da Saúde do Brasil – BIREME – Organização Pan-Americaba de SaúdeOrganização Mundial de Saúde .
Entre as múltiplas matérias de interesse que foram discutidas, no dia 11 de Novembro, quero sublinhar os seguintes cursos:

* Produção científica e visibilidade internacional: instrumentos de divulgação, metodologias e técnicas leccionado pelo Professor Atílio António Bustos Gonzáles da Pontificia Universidad Católica de Valparaiso – Chile e do SCImago Research Group,

*Diretrizes para a construção de repositórios institucionais de acesso aberto à informação científica leccionado por Fernando César Lima Leite da IBICT.

A informação divulgada ontem foi tanta e de excelente qualidade, sugiro que consultem o sítio web.
Prometo partilhar mais informação deste seminário que envolve a participação de cerca de 1200 profissionais de Bibliotecas do Ensino Superior.

Saudações cordiais,
Luiza Baptista Melo |Faculdade de Ciências da Universidade do Porto | Associada nº 1498-Ef.

Advertisements