Caros leitores,

Dedico a bagagem desta semana à NALA – National Adult Literacy Agency – uma vez que este organismo tem desenvolvido um excelente trabalho no âmbito da consolidação das literacias junto dos adultos e adultos seniores. Dentro das várias actividades por si desenvolvidas destacam-se duas: a primeira passível de ser encabeçada e operacionalizada pelas bibliotecas; e a segunda mais dirigida às instituições nacionais responsáveis pela promoção da leitura e pelo combate à iliteracia.
Assim sendo começamos por destacar a rentabilização dos desportistas e dos jornais desportivos para a promoção da leitura. Isto é, recorrendo aos jornais desportivos, já que estes são lidos mesmo por aqueles que não têm hábitos leitores, desenvolver uma rubrica mensal ou quinzenal na qual seriam entrevistados jogadores, treinadores e/ou desportistas, os quais fariam uma recomendação de um ou mais livros que marcaram o seu percurso.
Julgo que no contexto Português esta medida poderá produzir bons frutos já que em Portugal este tipo de jornais é muito procurado sendo desta forma um importante veículo para a promoção da leitura.
Em segundo destaca-se o projecto da NALA para o desenvolvimento das competências literácicas através dos média, com especial destaque para a televisão.
A NALA desenvolveu uma série televisiva cujo principal objectivo visa o melhoramento das competências de leitura e escrita, bem como a utilização das tecnologias no dia-a-dia do cidadão.
Até que ponto não seria pertinente se desenvolver um modelo deste estilo, isto atendendo a um país onde os níveis de iliteracia são tão elevados? E como é possível aproximar o livro e a leitura dos cidadãos sem que primeiro os mesmos tenham competência leitora consolidada?
É caso para comparar: se um cidadão não sabe nadar muito provavelmente não se atreverá a entrar no mar, então se um cidadão não tem competência leitora será que alguma vez vai desfrutar e se aproximar do livro?
Deixo aqui os meus parabéns à NALA e despeço-me até à próxima semana!

Um abraço,
Teresa Silveira

Advertisements