Museu Nogueira da Silva
3 de Dezembro | 21h20
entrada livre

Continuando a dedicar uma especial atenção aos estudos sobre a história urbana de Braga, a Biblioteca Pública de Braga (Univ. do Minho) vai promover a apresentação de uma conferência com o seguinte título: Um passeio virtual pela cidade de Braga em meados do século XVIII, tema que será abordado por Francisco Silva Domingues e Miguel Melo Bandeira.

Segundo os autores, no prosseguimento da investigação conducente à reconstituição do espaço urbano da cidade de Braga no século XVIII, de que se tomou como ponto de partida a diversa cartografia e iconografia alusiva ao tema, bem como as demais fontes documentais susceptíveis de contribuírem para a revelação do topos urbano da época, procedeu-se à construção de um modelo virtual a três dimensões, desenvolvido a partir da reconstituição bidimensional anteriormente efectuada, visando assim enriquecer e aprofundar o conhecimento compreensivo de uma paisagem urbana do passado.

Mais do que um ensaio no domínio da Geografia Urbana Histórica, útil à prossecução das investigações sobre a História Urbana de Braga, à produção de novas imagens valorizadoras do património cultural local ou, mesmo até, como fonte de informação e apoio ao planeamento e intervenção urbanística, pretende-se, também, com a presente comunicação, demonstrar as potencialidades das novas tecnologias de expressão geográfica, enquanto instrumento de apoio à investigação da História do Território.

Iniciada a apresentação pelas técnicas e metodologias empregues, do qual se destacarão os recursos e limitações dos sistemas, passar-se-á à caracterização morfovolumétrica e da estrutura urbana, que acompanhará uma pequena visita virtual à cidade de Braga setecentista.

Francisco Silva Domingues nasceu em Braga em 1981, sendo licenciado em Geografia e Planeamento pela Universidade do Minho. Actualmente é técnico especialista de Sistemas de Informação Geográfica e gestor de dados no European Topic Centre on Land Use and Spatial Information da Universidade Autonoma de Barcelona.
Miguel Melo Bandeira é geógrafo (nas áreas do urbanismo e geografia cultural e política), professor e vice presidente do Instituto de Ciências Sociais da Univ. do Minho e director do mestrado em Geografia.

Anúncios