Caros leitores,

Esta é a última vez que abro a bagagem já que hoje retiro dela a última iniciativa que trouxe da minha visita à Feira de Frankfurt. Não poderia terminar sem vos falar de um projecto Holandês intitulado Poem Express. Trata-se de um festival internacional de arte e poesia para crianças.
É uma actividade que trabalha duas importantes competências: a escrita e a imaginativa. Assim é pedido a jovens entre os 6 e os 14 anos que escrevam um texto narrativo, um poema, ou um simples pensamento e que seguidamente o ilustrem. Depois os melhores trabalhos são enviados para Roterdão onde serão exibidos, sendo um nomeado vencedor.
O que é interessante é o facto de os trabalhos irem nas línguas nacionais dos diferentes participantes, pois a organização desta actividade acredita que através da leitura da ilustração as crianças serão capazes de perceber o significado do texto. Desta forma haverá um desenvolvimento e reforço da criatividade e da abstracção, sendo estas condições essenciais para se ser um leitor competente.
E desta forma fecho a bagagem, esperando que esta partilha tenha tido alguma utilidade. Gostaria muito que se alguma das ideias aqui afloradas fossem desenvolvidas, pelos colegas, que as partilhassem, aqui neste espaço que é feito para todos e de todos. Da minha parte fica o compromisso de partilhar convosco boas práticas, já que é através da partilha e da comunicação que surgem os grandes projectos e trabalhos.

Termino desejando a todos um excelente Natal e um 2009 dinâmico, pró-activo e acima de tudo feliz!

Um abraço,
Teresa Silveira

Anúncios