Num mundo cada vez mais interligado entre si, graças ao poder das tecnologias, cada vez faz mais sentido partilhar e interagir.
Acreditando neste princípio toda a equipa da Delegação Norte desta Associação tem desenvolvido esforços para que a valorização, a interacção e a partilha entre pares sejam cada vez mais realidades consolidadas e práticas quotidianas no exercício laboral.

Assim acreditamos que, para além do investimento na formação e na investigação, fomentar o hábito da partilha e da interacção é fundamental.
Justificamos desta forma a intervenção que a BAD Norte levou a cabo no âmbito da divulgação de boas práticas de algumas bibliotecas públicas e escolares do Norte sobre projectos por si operacionalizados no âmbito do ano do Diálogo Intercultural.

Depois de realizado um primeiro levantamento sobre as actividades levadas a cabo por estas bibliotecas neste contexto, onde muito nos foi útil a Agenda dos Eventos do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, lançou-se o desafio às bibliotecas que tinham desenvolvido projectos continuados neste domínio.

Foi assim solicitado a algumas bibliotecas que redigissem um projecto com o objectivo de ser publicado na página da Comissão Europeia na secção Together in Diversity. Lançado o desafio, as bibliotecas aderentes rapidamente preencheram o formulário e a Delegação, através da sua colaboradora Teresa Silveira que foi expressamente convidada pela Comissão Europeia, encetou os primeiros contactos, para levar a cabo a publicação e a divulgação de algumas das boas práticas nacionais do norte do país. A rapidez de todo o processo atesta que com muita vontade e esforço colectivo sempre se consegue fazer algo e num espaço de um mês e meio desenvolveu-se todo este processo de partilha.

Agradecemos desde já em primeiro lugar a disponibilidade e a qualidade dos trabalhos apresentados pelas bibliotecas participantes. Em segundo agradecemos o apoio e a prontidão da Comissão Europeia no apoio à iniciativa da Delegação Regional do Norte.

Há tanto para partilhar, para interagir, para colaborar. Por isso esperamos que esta seja a primeira de muitas outras iniciativas, levadas a cabo por esta Delegação, no sentido de fomentar a partilha e de nos aproximar entre pares nacionais e estrangeiros. Afinal é na diversidade que está a riqueza!

E sem mais demora encontre aqui as bibliotecas e os seus projectos!

Lúcio Craveiro da Silva
Biblioteca Municipal de Espinho
Biblioteca Municipal da Trofa
Escola EB2,3 Leça da Palmeira
Escola EB 2,3 Alberto Sampaio
Escola André Soares

Advertisements