Portugal é o país acolhedor do 17º Simpósio da Bobcatsss e o dia 28 de Janeiro de 2009 marca o arranque deste evento, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto que terminará no dia 30.

Dada a qualidade e a pertinência das intervenções neste dia levadas a cabo, espera-se que os restantes dias constituam, de facto, uma oportunidade para que os profissionais da informação repensem e recriem novas formas de trabalho para que efectivamente o seu papel na Sociedade da Informação faça cada vez mais sentido.

Das excelentes comunicações levadas a cabo na cerimónia de abertura, destacam-se a pertinência das questões levantadas nas comunicações proferidas pela Professora Fernanda Ribeiro e pelo Professor Tom Wilson.

Do curriculum da formação dos Profissionais da informação às exigências que a Sociedade da Informação lhe impute, à necessidade de repensar a biblioteca, em particular os serviços de referência, não esquecendo o novo perfil do utilizador, tudo faz sentido de reflexão e de trabalho cooperativo numa sociedade marcada pela permanente mudança onde a previsão é quase que impossível de se concretizar.

Para todos aqueles que pelas mais variadas razões não conseguiram estar presentes deixo aqui o link do programa deste primeiro dia. Através do programa poderá terá acesso aos abstracts das comunicações proferidas hoje.

Pela partilha, comunicação e aproximação desta comunidade, disponham, no caso de desejarem mais informações.

Teresa Silveira