Segundo dia do Bobcatsss marcado, mais uma vez, pela qualidade e pertinência das intervenções. Tal como sucedeu no post de ontem, deixo aqui o link para o programa e abstracts das apresentações e wokshops proferidos hoje.

Porém gostaria de dedicar algumas linhas a um workshop que atendi, intitulado: Looking at the future: Trends and scenarios and the impact on information professionals. Esta sessão, extremamente bem conduzida, mostrou aos participantes as múltiplas ofertas tecnológicas que por um lado cada vez mais nos aproximam um dos outros, nem que seja virtualmente, mas concomitantemente cada vez mais nos fazem pensar sobre o conceito de privacidade, afinal Sociedade da Informação também não será Sociedade Big Brother?

A Web 2.0 faz de nós prosumidores e cada vez mais agimos e somos controlados no mundo virtual: QR codesCreative Common License e os Radio Frenquecy Identification (RFID), são exemplos desta perigosa dualidade.

Assumo-me como uma optimista das tecnologias mas também relembro que estas foram criadas para nos ajudar e facilitar a nossa vida e não para nos fazer sua escrava.

Por isso e depois deste workshop fica esta questão: Até onde a tecnologia nos vai levar ou até onde seremos levados pela tecnologia?

Teresa Silveira