Apresentação do livro

Museu Nogueira da Silva | Av. Central, Braga
19 de Fevereiro de 2009 | 21.30 h

entrada livre

“Viajar com …” é um interessantíssimo projecto da Direcção Regional de Cultura do Norte consubstanciado até agora na publicação de 14 volumes que nos permitem reconstituir a geografia física e literária dos espaços e das obras de alguns dos mais importantes autores que nasceram, viveram ou escreveram em terras nortenhas.

Por essa razão, com a preciosa colaboração do Museu Nogueira da Silva, a Biblioteca Pública de Braga (Univ. do Minho) e a Direcção Regional de Cultura do Norte vão promover a apresentação, nesta cidade, do último título publicado na referida colecção, dedicado a Tomaz de Figueiredo.

Nascido em Braga, em 1902, na Rua de Santo André, pertencia a uma família tradicional dos Arcos de Valdevez, vila a que está fortemente ligado e onde se conserva a sua Casa de Casares, com um riquíssimo espólio literário e artístico.

Sendo considerado um escritor da família camiliana, é um prosador de grandes recursos, como se pode verificar nos onze títulos de ficção que publicou, cujas qualidades chamaram a atenção da crítica logo no seu primeiro romance “A toca do lobo” (1947). A sua produção literária estendeu-se pela crónica, o memorialismo, o teatro e a poesia (reunida recentemente pela Imprensa Nacional em 2 volumes), tendo ainda publicado um “Dicionário falado”, inspirado na linguagem popular regional.

O volume Viajar com…Tomaz de Figueiredo reúne textos da sua filha Maria Antónia F. de Santos Loureiro e de Albertina Fernandes, que abordam diversos aspectos da vida e obra do escritor, sendo prefaciado por João Bigotte Chorão e apresentando um apurado aspecto gráfico, com fotografias representativas dos seus locais de eleição, com predomínio das paisagens do Alto Minho.

Na sessão que vai ter lugar no Museu Nogueira da Silva fará a apresentação da obra o Doutor Sérgio Guimarães de Sousa, professor do Instituto de Letras da Univ. do Minho, estando programadas intervenções da Drª M. Antónia S. Loureiro e da Drª Helena Gil, Directora Regional da Cultura do Norte.

No decorrer da sessão José Miguel Braga conduzir-nos-à através de “Um itinerário poético” pela obra de Tomaz de Figueiredo, tendo como ponto de partida o romance ” A Toca do Lobo”.