tema de documento do mês

O Departamento Municipal de Arquivos leva a cabo na próxima quinta-feira, dia 17 de Setembro, pelas 15:30h, mais uma sessão do ciclo “O Documento do Mês”.

Esta iniciativa que acontece todas as terceiras quintas-feiras de cada mês vai dar a conhecer ao público “O Cancioneiro de Músicas Populares”. Trata-se de um arquivo de origem particular, doado ao município do Porto em 1998, que inclui, entre outros documentos, numerosas composições musicais, bem como obras de carácter didáctico da sua autoria.

César das Neves fundou no Porto a primeira oficina tipográfica de música do País, distinguiu-se como professor de música, ensinando piano, violino, canto e harmonia e dedicou-se durante largo tempo à recolha e pesquisa dos cantares populares portugueses.

“O Cancioneiro de Músicas Populares”, publicado entre 1893 e 1898 por iniciativa de César das Neves, faz parte do acervo deste professor de música e folclorista português, que hoje se conserva no Arquivo Municipal do Porto.

A apresentação será conduzida por Paula Cunha e terá lugar no Auditório da Casa do Infante

Para participar apenas tem de fazer a sua inscrição através do e-mail casadoinfante-serveducativo@cm-porto.pt, ou ainda através do telefone 222060423.