O Departamento Municipal de Arquivos leva a cabo na próxima quinta-feira, dia 15 de Outubro, pelas 15:30h, mais uma sessão do ciclo “O Documento do Mês”.
Por motivos de força maior, o tema e o apresentador tiveram de ser alterados, em relação ao inicialmente divulgado.
Esta iniciativa, que acontece todas as terceiras quintas-feiras de cada mês vai dar a conhecer ao público uma das festas maiores do Porto medieval e moderno.

Foi escolhido como documento-base o Regimento de 1621.
Além de se explicar a origem europeia da celebração do Santíssimo Sacramento, apresentam-se os dados referentes à festa portuense desde o século XIV – XV.
A análise do aludido Regimento permite conhecer de perto a estrutura da procissão, a ordem protocolar dos mesteres e das dignidades civis e eclesiásticas, assim como várias dezenas de imagens, alegorias, danças e cantares tradicionais.
A festa do Corpus Christi constituía uma ocasião especial de afirmação da autoridade concelhia, mas era também um momento de demonstração de antigas tradições, algumas de origem pagã, as quais ainda hoje se conservam no folclore popular.
Estas liberalidades foram combatidas pela Igreja e, com o tempo, a procissão passou a revestir-se de um carácter menos profano, adquirindo maior pompa e orientação religiosa.

A apresentação será conduzida pelo Director do Departamento Municipal de Arquivos, Dr. Manuel Real e terá lugar no Auditório da Casa do Infante

Para participar apenas tem de fazer a sua inscrição através do e-mail casadoinfante-serveducativo@cm-porto.pt, ou ainda através do telefone 222060423.