Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) obtiveram recentemente a certificação de qualidade pela norma ISO 9001:2000 – Sistema de Gestão da Qualidade.

Os serviços que gerem as bibliotecas da Universidade do Minho (UM) com esta certificação visam uma monitorização constante dos seus processos de trabalho, com vista à melhoria contínua e a uma maior motivação e confiança nas práticas que desenvolvem, e desse modo potenciar a satisfação em todas as bibliotecas da UM.

A certificação agora obtida pelos SDUM é também o reconhecimento por parte de uma entidade externa e independente de que os serviços cumprem normas legais e regulamentares de forma eficaz, paralelamente a implementação da norma ISO 9001 nos SDUM marca também pioneirismo ao nível das bibliotecas universitárias portuguesas.

A concretização do Sistema de Gestão da Qualidade dos SDUM, pretendeu promover sinergias sistemáticas entre os processos de gestão, processos de suporte à operação, processos de realização e processos de análise, com o objectivo de melhoria contínua e prática sustentada.

A implementação da norma ISO 9001 nos SDUM baseou-se na metodologia Balanced Scorecard com a qual se identificou a necessidade de redefinir o plano estratégico dos SDUM, um plano que define os objectivos estratégicos e os respectivos indicadores de desempenho dos SDUM.

A certificação obtida pelos SDUM é o resultado do culminar de um processo interno de introspecção sobre o trabalho desenvolvido nos SDUM e dota as bibliotecas da UM com ferramentas que permitem a correcção e melhorias dinâmicas.

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