A Biblioteca Jaime Cortesão do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas inaugura a 2 Novembro, uma exposição colectiva de pintura, da autoria de vários pintores barcelenses, em associação com a APACI – Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas – jovens e adultos, dos 18 aos 45 anos. Esta exposição é constituída por trabalhos desenvolvidos no Centro de Actividades Ocupacionais, num atelier de pintura em actividade conjunta.

Patente ao público de 2 de Novembro a 30 de Novembro, no horário das 8:30h às 17:45h e das 18:30h às 23:00h, a colectiva de pintura é subordinada ao tema: «Duas Mãos, Um Sentimento».

Óleo s/ tela, dimensões 80 cm x 120 cm (2008)
“Duas mãos: um sentimento” pintores António Cunha e Joana Sousa com a  utente Susana Canosa

O projecto “Duas Mãos, Um Sentimento” surgiu essencialmente, da necessidade dos utentes da APACI que frequentam aulas de pintura, contactarem de uma forma mais directa, com os artistas do concelho e de a própria instituição poder mostrar as capacidades artísticas dos seus utentes à comunidade. Os pintores que colaboram com este projecto são: António Cunha, Carlos Basto, Fátima Granja, Filipa Craveiro, Isolete Duarte, Joana Sousa, João Silva, Júlia Andrade, Kevin Picas, Maria Campos,  Marisa Oliveira, Nelson Oliveira, Paulo Vilas Boas, Paulo Tarso e Sandra Longras.

Acrílico s/ tela, dimensões 1,60 m x 0,80 m (2008)
“O Galo de Barcelos” pintor Carlos Basto com os utentes Roberto Coelho, Tiago Gomes, Manuel Borges

Acrílico s/ tela, dimensões 1,60 m x 1,20 m (2008)
“Um sentimento em breves momentos únicos e espontâneos” pintora Júlia Andrade  com os utentes Anabela Borges, Carlos Gabriel, Fernanda Reis, Sónia Maria.

 

Esta iniciativa para além enfatizar a importância da Biblioteca Escolar na comunidade educativa e alargá-la ao público em geral, implementa um ciclo de actividades de animação e divulgação deste espaço-recurso, que visam valorizar o talento artístico, estimular o sentido estético nos alunos, despertar talentos na área da pintura, educar para a leitura de obras e educar para a diferença e para a integração.

Mais informações sobre marcações de visitas à exposição contactar Luísa Lamas, através de 962874323 ou luisalamas@gmail.com.