O Departamento Municipal de Arquivos promove amanhã, dia 17 de Dezembro, pelas 15:30h, a última sessão do ano da iniciativa intitulada “O Documento do Mês”, no auditório da Casa do Infante.

Esta actividade pretende fomentar a proximidade entre o passado e o presente, trazendo para fora das estantes do Arquivo, documentos reveladores do nosso passado.

A apresentação será conduzida por Manuela Matos, que nos conduzirá pelo O Conservatório de Música – um projecto para o Porto”.

Esta instituição inseriu-se numa política de desenvolvimento da instrução e cultura do novo regime republicano, sendo o Conservatório de Música do Porto instituído por deliberação camarária de 1 de Junho de 1917.

A concretização do projecto deve-se a todos quantos contribuíram, ao longo do tempo, para a fundação de uma escola pública de ensino especializado de música.

Será também abordado, o apoio da Câmara Municipal do Porto, enquanto entidade que assegurou o funcionamento do Conservatório até à transferência da tutela para o Ministério da Educação.

Nesta sessão, o documento original em destaque, será o primeiro regulamento desta instituição: ”Organização e Regulamento do Conservatório de Música do Porto” (aprovados em sessão da Câmara de 31 de Dezembro de 1917.)

Para participar apenas tem de fazer a sua inscrição através do e-mail
casadoinfante-serveducativo@cm-porto.pt
, ou ainda através do telefone 222060423.

Anúncios