Na próxima quinta-feira, dia 18 de Março, pelas 15:30h, o Departamento Municipal de Arquivos promove, como vem sendo hábito, mais uma sessão da iniciativa “O Documento do Mês”.

Esta actividade, que acontece todas as terceiras quintas-feiras de cada mês, pretende aproximar a Invicta à sua história, ao seu passado e à sua identidade. O Arquivo Histórico do Porto favorece o conhecimento do seu acervo, trazendo para fora das suas estantes documentos únicos.

A apresentação desta sessão estará a cargo de Graça Lacerda e Patrícia Maia. As autoras focarão as “Memórias de Nossa Senhora do Ó”.

A imagem de Nossa Senhora do Ó, também conhecida por Nossa Senhora da Expectação, caracteriza-se pela mão esquerda espalmada sobre o ventre avantajado, em fase final de gravidez.

Esta sessão pretende valorizar as tradições populares dando a conhecer, também, o acervo da Biblioteca de Assuntos Portuenses.

O documento base desta apresentação, será o “Inventário da capela de Todos os Santos e Mais Fábrica que tem a capela de Nossa Senhora do Ó”, documento de 1782.

Para participar apenas tem de fazer a sua inscrição através do e-mail casadoinfante-serveducativo@cm-porto.pt ou ainda através do telefone 222060423.

Advertisements