No próximo dia 15 de Maio comemora-se a “Noite Internacional dos Museus”, este ano sob o mote: “Museus e Harmonia Social”. As comemorações prologam-se até ao dia 18 de Maio, dia em que se celebra o “Dia Internacional dos Museus”.

Neste sentido, a Casa do Infante preparou um programa diversificado, o qual pretende ir ao encontro de vários gostos e tendências.

Estas actividades pretendem contrariar a ideia de que os Museus são apenas depositários de relíquias caracterizadoras de outros tempos. Assim, apresenta-se neste Monumento Nacional uma junção interessante entre o passado e o presente.

No próximo Sábado, as portas estarão excepcionalmente abertas até à meia-noite. Pelas 15:00 horas, haverá uma visita orientada à Casa do Infante, local obrigatório para o conhecimento da História da cidade medieval.

Pelas 21:30 horas, o pátio da Casa do Infante será “palco” de um concerto de música – Ensemble de Metais. Jovens músicos da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, da Classe do Professor Kevin Wauldron, serão os protagonistas da peça “Sopro d’Alegria”.

Programa:

DENNIS L. HORTON – Suite for Trumpets

JERÔME NAULAIS – Cocktail

ANTHONY PLOG – Hurry Up

W.C. HANDY – St. Louis Blues

GIUSEPPE VERDI – Triumphal March (da opera AIDA)

Pelas 22h00 (com repetição pelas 23h00) terá lugar o Espectáculo de Teatro “A mui cruel História de Píramo e Trisbe/Interpretada pelos melhores actores do Mundo”.

Esta peça, baseada em “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, será interpretada pelos alunos do 1ª ano do curso superior de teatro da Escola Superior Artística do Porto, com a direcção de Roberto Merino.

Sinopse:

Numa tentativa desajeitada de consolidar o seu amor, Píramo e Tisbe acabam por comicamente perecer pela mão infortunada da natureza.

William Shakespeare, critica o exagero e petulância de actores exibicionistas, numa junção entre Hamlet e Sonho de uma noite de Verão, o casal apaixonado que vive um amor proibido, ganha vida através destes ditos actores.

Este evento conta com o apoio da SEPHORA, para a maquilhagem de todo o corpo de actores.

No Domingo, dia 16 de Maio, proporcionamos pelas 10h00, um Peddy Papper, intitulado da “Sé à Ribeira” dirigido a famílias, sendo necessária inscrição prévia.

Esta actividade tem como local de encontro a entrada da Sé Catedral. Os participantes dirigem-se em pequenos grupos, tendo como destino a Casa do Infante.

No âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social e da temática do Dia Internacional de Museus, os alunos do grupo terapêutico da Associação Espaço T, apresentam, pelas 15h00 uma divertida sátira da História de Portugal.

Esta peça tem a encenação de João Pereira.

Sinopse:

Conta-nos este espectáculo três capítulos da história de Portugal, poderiam ser dois ou quatro ou até cinco mas optamos por três porque foi a conta que Deus fez e quem somos nós para dizer que está errada?

Porquê a revolta dos heróis? Porque os heróis estão revoltados.

Porquê parte V? Porque nos apeteceu e porque sim.

Porquê História de Portugal? Porque trata da história de um país que se chama Portugal e pareceu-nos lógico que se chamasse História de Portugal, uma vez que se chamasse História da França não corresponderia à verdade dos factos.

Os três capítulos são: Vasco da Gama na rota da pimenta, D. Sebastião e a batalha de Alcácer Quibir e Afonso Henriques e a conquista aos moiros.

Estes capítulos serão apresentados na ordem inversa àquela aqui escrita, devido ao rigor histórico, pois este espectáculo pretende também ter uma profunda vertente pedagógica e didáctica.

Vão assistir à construção de um país… em inglês work in progress ou vice-versa”

Excepcionalmente, o museu abrirá na Segunda-feira, dia 17, as suas portas ao público. Será proporcionada entrada grátis para todos aqueles que nos quiserem visitar e uma visita guiada ao monumento a partir das 14:30h.

Na próxima terça, Dia Internacional dos Museus, as entradas no Museu voltam a ser gratuitas.

Haverá visitas guiadas à Casa do Infante em Português e Inglês a partir das 15h00.

Participe! Estamos à sua espera.

Advertisements