No dia 16 de Julho de 2010 a KEEP SOLUTIONS irá organizar a primeira workshop Nacional sobre a temática do DigitArq.

O local escolhido para o evento foi o local onde tudo nasceu: o Arquivo Distrital do Porto.

Objectivos

Esta workshop terá como principal objectivo explicar e demonstrar a actual estrutura aplicacional do DigitArq e habilitar os formandos a operar cada um dos módulos que compôem a sua arquitectura funcional.

Destinatários

Esta workshop será orientada para os arquivistas, estudantes de cursos de ciências documentais, trabalhadores na área e autodidatas que queiram adquirir ou aprofundar os seus conhecimentos sobre o DigitArq.

Inscrições

Formulário de inscrição

Prazo das inscrições: 18 de Junho de 2010

Devido à logística necessária, esta workshop só se realizará se houver um número mínimo de 10 inscritos. Caso o número de interessados exceda o número máximo (20 inscritos) possível, a organização prevê desde já a realização de outras edições de modo a acomodar todos os interessados.

Programa

Manhã – Sessões Teóricas

  • 9h00-9h30 – Recepção dos participantes;
  • 9h30-10h00 – Historial do DigitArq e panorama actual em termos de implementação nacional;
  • 10h00-10h30 – Apresentação da arquitectura aplicacional do DigitArq, identificando cada um dos módulos e respectivas funções;
  • Coffee-break
  • 10h45-11h30 – Breve introdução às normas utilizadas pelo software DigitArq: ODA (Orientações para a Descrição Arquivístiva) e ISAD(g) (General International Standard Archival Description);
  • 11h30-12h00 – Breve descrição do projecto Portal Português de Arquivos, pela apresentação da sua arquitectura, normas, protocolos e políticas implementadas.
    Identificação dos requisitos para adesão ao Portal Português de Arquivos e em que medida o DigitArq facilita essa adesão;
  • 12h00-12h30 – Espaço de discussão.

Interrupção para almoço (incluído no preço de inscrição)

Tarde – Sessões Práticas

  • 14h00-14h30 – Treino na utilização do Módulo de Descrição Arquivística (MDA): demonstração das várias funcionalidades recorrendo a casos práticos;
  • 14h30-15h00 – Treino na utilização do Módulo de Gestão de Objectos Digitais (MGOD);
  • 15h00-15h15 – Treino na utilização do Módulo de Publicação de Objectos Digitais (MPOD);
  • Coffee-break
  • 15h30-16h00 – Treino na utilização do Módulo de Gestão de Utilizadores (MGU) recorrendo ao uso de casos práticos;
  • 16h00-16h30 – Apresentação dos indicadores de produtividade incluídos no Módulo de Gestão de Produtividade (MGP);
  • 16h30-17h00 – Apresentação de funcionalidades de pesquisa incluídas no Módulo de Disseminação, Navegação e
    Pesquisa (MDNP). Demonstração com casos práticos;
  • 17h00-17h30 – Espaço de discussão.

    http://www.keep.pt/node/149

Anúncios