A Casa do Infante, localizada em pleno coração da Ribeira, representa a História viva do passado da cidade.

Sabendo que ocupa um lugar de destaque no imaginário dos portuenses, é nossa intenção contribuir para que este Edifício, classificado como Monumento Nacional desde 1924, não seja esquecido, e vá perpetuando através do tempo… a sua longa história.

Assim, no âmbito das Festas da Cidade, a Casa do Infante preparou um conjunto de iniciativas, que ainda de forma simbólica possam ir ao encontro da cidade neste período de festa.

Assim, o programa S.João na Casa do Infanteinicia já no próximo dia 12, com actuação no pátio da Casa do Infante, pelas 16 horas do Rancho Folclórico do Porto.

Neste mesmo dia, a Casa do Infante apresenta uma série de documentos do acervo do Arquivo Histórico, como cartazes, fotografias, postais, documentos “ephemera”, caricaturas, partituras musicais alusivos a esta festa popular, disponíveis a partir das 10h00 às 12h00/14h00 às 17h00.

 No dia 23 de Junho, o Arquivo Histórico Municipal do Porto promove na véspera de S. João, terça-feira, 23 de Junho, e pelo quinto ano consecutivo, um circuito são-joanino.

Pretende-se com esta actividade, inserida no programa das festas da Cidade, contribuir para um maior conhecimento de S. João Baptista, assim como da necessidade de se valorizar e perpetuar as tradições populares.

 Este percurso pedonal iniciará pelas 14:30h, sendo o ponto de encontro a Praça General Humberto Delgado, em frente à Câmara Municipal do Porto.

O circuito são-joanino será conduzido por Graça Lacerda, tendo como objectivo evocar representações de S. João Baptista em várias obras de arte existentes em edifícios civis, igrejas e espaços públicos do Porto.

 Para participar gratuitamente apenas tem de fazer a sua inscrição prévia, através do e-mail: casadoinfante-serveducativo@cm-porto.pt, ou pelo telefone 222060423 ou através do fax 222060401.

 Ainda no dia 23 de Junho, venha à Casa do Infante e participe num jogo do conhecimento sobre este Monumento e mediante as 50 primeiras respostas haverá uma oferta alusiva ao S. João!

Advertisements