O Pelouro do Conhecimento e Coesão Social através da Casa do Infante tem levado a cabo um ciclo de circuitos pedonais gastronómicos, que têm como objectivo dar a conhecer alguns dos mais característicos pratos da cozinha portuense.

Assim, “Tripas à Moda do Porto” foi o tema do primeiro percurso pedonal que aconteceu em Julho, depois seguiu-se o percurso “Bacalhau à Gomes de Sá” que aconteceu em Outubro, e no próximo dia 19 de Novembro, pelas 15h00 será a vez da “Francesinha”.

 A origem é Francesa, no entanto, para verdadeiramente conhecer a cidade, é imperativo provar esta iguaria, considerada a única especialidade culinária criada no século XX no Porto.

 O seu antepassado é o “croque monsieur”, que coberto de queijo derretido e acompanhado de enchidos e enriquecido por um delicioso molho picante, deu origem à receita que todos conhecemos.

Este percurso, orientado por Graça Lacerda irá conduzir-nos pela história deste petisco, pois “Comer uma francesinha” é mais do que saborear um prato, significa também um convívio à moda do Porto.

O circuito será enriquecido através de documentação comprovativa e visita a locais referentes ao tema. Após a recepção dos participantes e entrega do roteiro, dar-se-á início ao percurso que se divide nas seguintes etapas:

 1.ª etapa: Biblioteca de Assuntos Portuenses (15h05)

“Receita típica do Porto no Séc. XX”

Documentação proveniente do acervo do Arquivo Histórico

 2.ª etapa: Sala de exposições da Casa do Infante (15h30)

“E tudo começou na Rua do Bonjardim…”

Localização do restaurante onde nasceu a francesinha

 3.ª etapa: Posto de Turismo da Ribeira (15h45)

“Onde comer as melhores francesinhas?”

Informações, Sugestões, Propostas.

 4.ª etapa: Cabaz do Infante, Rua de S. João Novo (16h10)

“Pão, queijo, recheio e molho”

Ingredientes para uma boa francesinha

 5.ª etapa: Centro Histórico do Porto (16h25)

“Para si, uma boa francesinha é…”

 Entrevista a um grande apreciador de francesinha

 6.ª etapa. Restaurante “Jardim da Irene” e Café “Universidade” (16h45)

“Qual será o segredo da francesinha?”

Recomendações do Chefe da Cozinha sobre a especialidade tripeira.

 Após o fim do circuito convida-se a saborear uma Francesinha no Restaurante “Jardim da Irene” e Café “Universidade” a um preço de 5 € (com bebida incluída).

 Participe, inscreva-se através do e-mail: casadoinfante-serveducativo@cm-porto.pt ou ainda através do telefone 222060423.