O Pelouro do Conhecimento e da Coesão Social, através do Departamento Municipal de Arquivos tem procurado dar a conhecer a nossa História e a nossa riqueza cultural através da iniciativa “O Documento do Mês”.

Esta iniciativa, que remonta a 2004, procura sensibilizar a comunidade para um maior conhecimento da nossa identidade. Neste sentido, todas as terceiras quintas-feiras de cada mês, o Arquivo Histórico do Porto traz para fora das suas estantes documentos reveladores do nosso passado, favorecendo o conhecimento do seu acervo.

 Assim, e pelo sétimo ano consecutivo, no próximo dia 20 de Janeiro, pelas 15:30h, acontece mais uma sessão do ciclo “O Documento do Mês”.

A apresentação estará a cargo de Maria João Calheiros e terá como tema “A Casa Ramos Pinto na Quinta da Lameira”.

 Esta casa apalaçada pertenceu à família de António Ramos Pinto, figura destacada da sociedade do Porto, ligada ao comércio e internacionalização do Vinho do Porto.

 No Plano Director da Cidade do Porto, a “Quinta da Lameira” encontra-se classificada como “Espaço arborizado existente a conservar” e a Casa como “imóvel de interesse patrimonial”.

 Entre 1900 e 1911, António Ramos Pinto entrega ao Arquitecto Marques da Silva as obras de remodelação e ampliação, realizadas tanto no exterior como no interior. A qualidade destas intervenções levou à classificação deste imóvel, daí a escolha do projecto de ampliação de 1910, como “Documento do Mês”.

 Após a apresentação do Documento do Mês, terá lugar no salão do Museu da Casa do Infante a apresentação da iniciativa “A Peça do Mês”.

 Assim, nas terceiras quintas-feiras de cada mês e coincidindo com as datas do “Documento do Mês”, será apresentada uma peça arqueológica do acervo do Departamento Municipal de Arquivos.

 A peça em destaque será o Pichel Braguês ou jarro, encontrado nas escavações arqueológicas da Casa do Infante, datado dos séculos XIII-XIV e proveniente da zona de Barcelos ou Braga.

 Após esta apresentação será servido no salão do Museu, um Porto d’ honra servido pela Casa Ramos Pinto.

 Para participar apenas tem de fazer a sua inscrição através do e-mail casadoinfante-serveducativo@cm-porto.pt, ou ainda através do telefone 222060423.

Anúncios