Estão disponíveis em linha dois novos livros-guias, destinados ao ensino explícito da compreensão da leitura, tendo como público-alvo os professores do 1º e 2º ciclos. Designados por: O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica.  Um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito. Um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico, traduzem-se no resultado de um projecto de investigação desenvolvido no âmbito do Litteratus, que apresenta como principal objectivo promover a leitura e a literacia. 

O primeiro livro, O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica.  Um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, destina-se aos 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico e pretende dar resposta à questão “É possível ensinar a compreender?” O seu programa direcciona-se para a compreensão leitora, sendo que os seus objectivos passam por desenvolver competências nesta área, bem como estratégias de leitura e de metacompreensão.  Este livro encontra-se dividido em três partes que incluem a fundamentação teórica, apresentação do programa e desenvolvimento do mesmo. É composto por programas de intervenção e vários materiais que auxiliam os professores a ensinar os alunos a aprender a compreender. Salienta-se o facto do estudo conseguir estabelecer uma relação adequada entre a teoria e a prática, através das criações didácticas e do domínio lúdico que disponibiliza. A formação do professor também constitui uma das temáticas com grande ênfase nesta publicação, na medida em que são abordadas questões relacionadas com a compreensão do texto que podem ser consequência das características do próprio leitor. Neste sentido, deparámo-nos com uma evolução a nível educacional, uma vez que as inferências apenas costumam ser alvo de investigação a nível da psicologia.
 
 O segundo livro, Compreensão da Leitura – Dos modelos teóricos ao ensino explícito, Um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico à semelhança do primeiro também apresenta um programa de promoção da compreensão da leitura, mas destinado aos 5º e 6º do 2º Ciclo do Ensino Básico. Para compreender o programa que será abordado, este livro dedica as primeiras páginas aos professores onde apresenta alguns aspectos importantes que fundamentam a sua criação, nomeadamente os factores intervenientes no processo de compreensão da leitura relativos ao texto, ao contexto e ao leitor; a metacompreensão; os processos abrangidos pela compreensão. Os programas de intervenção apresentados, com recurso ao lúdico, pretendem motivar os alunos a verem a leitura como um misto de descoberta e prazer que ajudam na resolução de problemas. Salienta-se a importância da existência de questionários que permitem avaliar a percepção dos alunos face às estratégias aplicadas. 

Estas obras foram criadas com algum grau de dificuldade para os alunos, de forma a permitir avaliar o desempenho que os alunos podem ter a elaborar as actividades sozinhos ou com estimulação e apoio externo.
 
Criados por uma equipa de investigação portuguesa, da qual se destacam as investigadoras Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda da Silva Ribeiro, cuja edição é da responsabilidade da Editora Almedina, estes dois livros podem ser consultados no Repositorium da Universidade do Minho nos seguintes links:
 
– O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica.  Um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico –  http://hdl.handle.net/1822/11219 

– Compreensão da Leitura – Dos modelos teóricos ao ensino explícito, Um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico – http://hdl.handle.net/1822/11216 

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