Maria Augusta Lima Cruz, Professora Associada com Agregação, aposentada, do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, é uma reputada especialista na História da Expansão Portuguesa dos séculos XVI a XVIII.

A partir da apresentação de alguns códices manuscritos em línguas indianas ou sobre histórias asiáticas e da epistolografia de jesuítas e agostinhos, conservados no ADB, procura-se chamar a atenção para:
i) a importância das fontes conservadas neste Arquivo para a História das Culturas do Índico e do Império Oriental Português;
ii) a projecção das referidas fontes na produção científica nacional e internacional.

De periodicidade mensal, o ciclo de Conferências “História e Memória no Arquivo Distrital de Braga” destina-se a um público vasto, desde alunos, docentes e investigadores universitários, mas também à sociedade em geral, com interesse nestes temas e no conhecimento do passado de Braga e da região. Visa dar a conhecer os preciosos fundos do Arquivo e a investigação histórica que a partir deles tem sido desenvolvida. A iniciativa organizada pelo Arquivo Distrital de Braga e pelo Departamento de História da UMinho tem apoio do Conselho Cultural da UMinho e do CITCEM – Instituto de Ciências Sociais da UMinho.