A Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, no âmbito da sua programação cultural e em parceria com o Clube UNESCO da Maia, acolhe dia 17 de Fevereiro, às 21.30h, a conferência “Notáveis da Maia: Joaquim de Vasconcelos e Carolina Micaëlis – atrás de uma grande mulher, um grande homem” inserida num ciclo de atividades promovidas por este Clube que pretende destacar figuras relevantes, que de algum modo, marcaram o desenvolvimento e a identidade da Maia.

Esta conferência será proferida pela Professora Ana Alice Cunha. Natural de Vale de Cambra, licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade do Porto. Como atividade profissional foi professora de Português e Francês. Exerceu maioritariamente a sua profissão na Escola Secundária da Maia, terra que adotou para viver desde 1977. Faz parte da direção do Clube UNESCO da Maia. É coautora do livro “Moinhos do Leça”, edição deste Clube.

Joaquim de Vasconcelos nasceu na cidade do Porto, onde residiu na Rua de Cedofeita. Passou longas temporadas na sua casa de Águas Santas (Casa da Veia) onde recebeu vultos da cultura e da política e onde viveu momentos de lazer com amigos e família: Carolina Michaëlis, filho, nora e netos. Homem de cultura, dedicou-se ao estudo da arte, etnografia, arqueologia, música e pintura. A sua investigação incidiu fundamentalmente sobre temas nacionais; contudo a sua obra foi também conhecida no estrangeiro, concretamente na Alemanha, onde alguns dos seus livros foram publicados.

O Clube UNESCO da Maia, cujas funções são a formação, informação e ação, tem como principais objetivos: promover a compreensão dos objetivos e ideais da UNESCO e trabalhar para a concretização do seu programa; desenvolver a compreensão internacional, a cooperação e a paz mundial; promover os direitos humanos e os direitos dos povos; contribuir para a formação cívica; participar no desenvolvimento económico e social, para a criação de condições que permitam o desenvolvimento da pessoa humana; funcionar como uma escola de tolerância.

Advertisements