O projeto engloba duas vertentes assentes em obras camilianas: “Memórias do Cárcere” e “Amor de Perdição”. A primeira diz respeito à realização de uma oficina de leitura e escrita com os reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães e compreende diferentes fases: a leitura de histórias com base nas “Memórias do Cárcere”; a formação dos reclusos em escrita criativa (com o mediador Miguel Horta) ; visitas de estudo à Casa de Camilo e à Cadeia da Relação do Porto e ainda a produçãoe edição de um livro reunindo os textos por eles redigidos.

A segunda vertente consiste na exibição, seguida de debate, de três versões cinematográficas da obra homónima de Camilo “Amor de Perdição”: a de Manoel de Oliveira (1979), a de António Lopes Ribeiro (1943) e a de Georges Pallu (1923). As adaptações fílmicas, em suporte de 35mm, serão projetadas no Cinema S. Mamede, nos meses de março e abril e no auditório da Casa de Camilo (em novembro). Paralelamente ao ciclo de cinema as três peliculas serão editadas em DVD.

Com a concretização destas iniciativas, o município de Famalicão associa a figura de Camilo Castelo Brancoe a sua herança literária à Capital Europeia da Cultura 2012, um evento de grande alcance e projeção internacional.

 Fonte: Famanet