Bad Norte 2011-2013

CONSELHO DIRECTIVO REGIONAL

Jacinta Maciel – Presidente

foto-jacinta1.jpg

Partilho ideias e permuto documentos.
Partilho olhares azuis, verdes e castanhos e os de todas as cores.

Partilho emoções e razões.

Escuto para uma partilha maior.

Partilho palavras e sorrisos com verdade.

Partilho alegria, bons e maus dias.

Partilho a acção. Eu partilho e TU?
“A amizade não exige nada em troca, apenas a partilha”
(adaptado de Georges Brassens).

Profissional da informação desde 1997.
CEDIC – Centro de Documentação e Informação sobre a Criança (UMinho), 1997/2001
INSTITUTO DE ESTUDOS DA CRIANÇA, projectos de promoção social e cultural da criança, 2001/2005
BIBLIOTECA GERAL, Fac. Ciências, UPORTO, projecto tratamento livro antigo, 2005/2006
ESEIG, Instituto Politécnico do Porto – Docente Curso Ciências e Tecnologias Doc. e Informação, 2006/2007
BIBLIOTECA DO DEP. BOTÂNICA, UPORTO, Projecto de tratamento do livro antigo 2006/2007
CASA DA LEITURA – Projecto de promoção da leitura, apoio FCG, 2006/2009
ENCONTROS LI – Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Instituto de Educação, UMinho, desde 2002
FORMADORA diversos organismos 2004/2011
Licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Pós-graduação em Estudos Aprofundados em Ciência da Informação (Economia e Management dos Serviços de Informação – École Nationale Supérieure des Sciences de l’Information et des Bibliothèques (ENSSIB, France). Aluna do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação da Universidade Católica.
Estudos Avançados em Livro Antigo, ENSSIB

Manuela Barreto Nunes – Vice-Presidente

foto-mbn.jpg

Professora auxiliar na Universidade Portucalense, onde coordena o Curso de Especialização em Ciências Documentais e o Doutoramento em Documentação, outorgado pela Universidade de Granada. Directora da Biblioteca Geral da mesma Universidade. Coordena uma linha de Investigação sobre Educação e
Bibliotecas, no âmbito do Centro de Estudos Instituições, Dinâmicas Sociais e Cidadania Global, da
Universidade Portucalense, integrado no Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos da Universidade Lusófona. Doutora em Documentação pela Universidade de Granada (2003). Grau obtido com a tese “El medio es el servicio: sitios Web de Bibliotecas Públicas en Portugal y España”. Pós-graduação em Ciências Documentais – Variante Bibliotecas e Centros de Documentação, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1991). Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1985). Foi bolseira da
Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 1999 e 2002. Colaborou com o Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, tendo leccionado as disciplinas de Metodologias em Ciências da Informação da Licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação e Recursos de Informação, do Mestrado em Gestão da Informação. Colabora ainda com a Junta de Castilla y León (desde 2007) e com o Centro de Formação de Professores Camilo Castelo Branco, de V.N. de Famalicão (desde 1992), leccionando disciplinas na área da formação de profissionais de bibliotecas públicas e escolares, nomeadamente no âmbito do tratamento e avaliação de recursos electrónicos. Foi Program Chair da 35th Annual Conference of the International Association of School Librarianship (IASL), que decorreu em Lisboa em Julho de 2006.
Foi bibliotecária, responsável pelas Bibliotecas Municipais de Vila Nova de Famalicão (1990-1994) e Vila Verde, onde também dirigiu o Arquivo Municipal (1995-1999). É sócia da BAD e foi fundadora, membro da direcção e presidente da Bibliomédia – Associação de Bibliotecas para a Cooperação. Foi membro conselho directivo e presidente da ASPA – Associação para o Estudo, Defesa e Divulgação do Património Cultural e Natural. Tem diversos artigos publicados em revistas.

Carina Silva – Tesoureira


 

 

 

Partilho aquilo em que acredito fruto de reflexão e estudo
Partilho tudo o que existe de bonito e tudo o que gosto
Partilho emoções e sentimentos
Partilho o verdadeiro EU

Licenciada em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (2008) pela Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG), do Instituto Politécnico do Porto. Iniciou a sua carreira na área da Biblioteconomia em 2002, com o Curso de Técnicos Profissionais de Biblioteca e Documentação promovido pela BAD em Penafiel. Exerceu funções como Assistente Técnica na Biblioteca da ESEIG e na Biblioteca Municipal de Penafiel. Actualmente, lecciona Informática nas Escolas Secundárias de Paredes e Paços de Ferreira Sócia da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas e da INCITE (Associação Portuguesa para a Gestão da Informação). Tem frequentado várias acções de formação ligadas à área da Biblioteconomia e Tecnologias da Informação.

Isabel Costa – Vogal de formação

foto-isabel-costa.jpg

Partilho uma grande paixão pelos livros e pela(s) leitura(s)…
Partilho a vontade de conhecer outras terras e outras gentes…
Partilho a alegria, o riso, as lágrimas… com a família, os amigos, os desconhecidos com quem me cruzo…
Partilho a vontade de mudar o mundo, torná-lo mais solidário, mais justo….
Partilho uma grande paixão pela VIDA, pelo conhecimento, pela descoberta….

Licenciatura em História pela FLUP. Pós-graduação em Ciências Documentais pela FLUP
Mestre em Ciências Documentais pela Univ. de Évora.
Téc. Superior na BM de Santo Tirso (1985-89).
Téc. Superior de BD no GETAP/ME (1989/91).
Téc. Superior de BD na BM de Ponte de Lima (1991-2007).
Chefe de Divisão de Educação e Cultura da C M de Ponte de Lima (1997-2000).
Chefe de Divisão de Educação e Cultura da C M Valença (2007-2009).
Técnica Superior (área funcional de Bibliotecas e Documentação) da C M Valença (2009 – até à actualidade)
Formadora da EPRAMI/Paredes de Coura – formação de Técnico-profissionais de BD.
Formadora certificada para a formação de professores na área das Bibliotecas Escolares.
Formadora da BAD para os cursos de Técnico-adjuntos de BD.
Professora da Pós-graduação e Licenciatura de Ciências da Informação e Documentação da Fac. Filosofia Braga/Universidade Católica.

Luísa Alvim – Secretária

 

 

 

 

Partilho o olhar de frente tudo o que é grande
Partilho o visível e o invisível

Luísa Alvim, mãe de 3 filhos, sonhadora do impossível, autora dos blogues Viva Biblioteca Viva e Camilo 2.0. Pertence ao Conselho Directivo Regional Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e pertence à equipa de redacção do bad norte blogue. Licenciada em Filosofia (1985) e pós-graduada em Ciências Documentais (1992), pela Faculdade de Letras do Porto.
Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação), na Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, desde 1995. Actualmente trabalha na Casa de Camilo – Museu e Centro e Estudos.
Trabalhou, anteriormente, na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão, no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) com obras impressas do séc. XV, XVI e XVII; e na Câmara do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico. Desde 2001, é docente na Universidade Portucalense, na Pós-graduação Ciências Documentais. Publicou
artigos em revistas da especialidade ou em livros de coordenação diversa.
É aluna de doutoramento em Documentação e Informação Científica na Universidade de Granada / Universidade Portucalense. A sua área de investigação situa-se no domínio da Web 2.0: bibliotecas 2.0, redes sociais, wikis, OPAC 2.0.
Página pessoal http://luisaalvim.wordpress.com/
Blogue Viva Biblioteca Viva http://vivabibliotecaviva.blogspot.com/
Blogue Camilo 2.0 http://camilo20.wordpress.com/
Delicious http://del.icio.us/alvimluisa
Twitter http://twitter.com/luisa_alvim
Facebook http://www.facebook.com/luisa.alvim

Aida Alves – 1ª suplente

foto-aida.jpg

Partilho desde pequena o entusiasmo pela vida;
Partilho com os outros a alegria de viver;
Partilho com quem amo as emoções e sentimentos;
Partilho com o saber uma relação de intrínseca interrogação e de luta;
Partilho com o trabalho a dedicação, o tempo, a alegria, o ânimo e desânimo, a interajuda, o cansaço;
Partilho com os demais o tempo, a informação, o conhecimento, o voluntariado;
Partilho com tudo e com todos, a par e passo, o caminho para a mais completa e perfeita concretização.

Aluna de Doutoramento do Programa em Métodos de Investigação em Biblioteconomia, ministrado pela Universidade de Salamanca (2002-….), possui o curso de Estudos Avançados em Métodos de Investigação em Biblioteconomia da Universidade de Salamanca, a Pós-Graduação em Ciências Documentais, realizada na Faculdade do Letras da Universidade do Porto (1997-1999). É licenciada em Português (Ensino de), na Universidade do Minho (1991-1996). Tem participado em várias acções de formação ligadas à área da Biblioteconomia, Tecnologias da Informação e Administração Pública. Desempenha funções de Directora na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Janeiro 2006-…), tendo desempenhado funções de técnica superior de BD 1ª classe na coordenação da área de Leitura e  Empréstimo, Animação Cultural e Indexação na BLCS (Março 2004-2005). Esteve ligada ao Centro de Documentação Europeia da Universidade do Minho no tratamento, organização e difusão da informação comunitária (1991-2003). Tem leccionado várias acções de formação na área da Biblioteconomia e Documentação em cursos de Técnicos Profissionais de BD, em acções de formação contínua da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD) (em particular tratamento técnico de documentos electrónicos), no programa FOCUS- Bibliotecas Escolares e assegurado a disciplina de Indexação na Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação da Faculdade de Filosofia (Braga) da Universidade Católica Portuguesa. Desde 2006 tem leccionado as disciplinas de Ciências da Informação e Análise e Organização da Informação à Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação na mesma Universidade. Assegurou a disciplina ao Mestrado em Ciências da Informação “As Bibliotecas e a Sociedade da Informação”. Tem orientado vários estágios profissionais de técnicos profissionais de BD e outros cursos técnico profissionais e estágios curriculares de licenciaturas da Universidade do Minho e alunos da pósgraduação e participado em diversos júris de estágio.

Catarina Viana – 2ª suplente

 

 

 

 

 

Nasceu em Ponte de Lima em 12-09-1971; concluiu o 12ª ano de escolaridade na Escola Secundária de Ponte da Barca; foi aluna Erasmus em Liége (Bélgica) em 1993; licenciou-se em Linguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1995; frequentou o Curso de Library Science no Ohio Dominicain College (Columbus, Ohio, EUA em 1995/1996; concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais – opção Biblioteca (Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1999
Frequentou o Mestrado em Gestão da Informação (Faculdade de Engenharia / Faculdade de Letras da Universidade do Porto)-2000.
Tem exercido funções de Técnica Superior de Biblioteca nas seguintes bibliotecas municipais (Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia 1997-1999); (Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira 1999-2006); (Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo em Arcos de Valdevez 2006 até à data).
Participou no Pulman Training Workshop em Helsinkia, Finlandia em 2002.

CONSELHO FISCAL REGIONAL

António Maranhão Peixoto – Presidente

foto-peixoto.jpg

 

Licenciado em História (1986) e pós-graduado em Ciências Documentais (1988), opção de Arquivo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Director do Arquivo Geral da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (1989-1991), da Biblioteca Municipal de Esposende (1991-1992) e, desde Outubro de 1992, do Arquivo Municipal de Viana do Castelo. Técnico Superior de Arquivo, Assessor Principal, e Chefe da Divisão de Arquivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, desde 1993; Membro do Grupo de Trabalho criado pelo Despacho Conjunto n.º 264/97, dos Ministérios do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território e da Cultura, para reformulação da Portaria nº503/86, de 9 de Setembro, e que já elaborou a Portaria n.º 412/2001, de 17 de Abril, que “Aprova o Regulamento Arquivístico para as Autarquias Locais”; Coordenador da Comissão Permanente da Secção de Arquivos Municipais da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, desde 1997; Professor Convidado da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga: Licenciatura em Ciências da Informação e da Documentação; Formador acreditado pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional (IEFP/Ministério do Trabalho e da Solidariedade), com acção desenvolvida, nomeadamente, no âmbito do PROFAP.

Irene Mesquita – Suplente

 

 

 

 

 

Licenciada em Ensino Básico, variante Matemática e Ciências da Natureza, pela Escola Superior de
Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (1996), Pós-graduada em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1999), Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação pela Universidade de Évora (2008) e Doutoranda no curso de Ciências da Informação e Documentação na Universidade de Évora. Docente convidada da Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica (2003-2007; 2010/2011), formadora nos cursos técnico-profissionais de Biblioteca e Documentação promovidos pela APBAD, nos Cursos de Especialização Tecnológica (CET`s) na área da Biblioteca, Arquivo e Documentação, promovidos pela Escola Profissional do Alto Minho (EPRAMI) e na Formação Contínua de Bibliotecas Escolares (pessoal docente e não docente). Trabalhou como Técnica Profissional de BD, na Biblioteca da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (1986-2001), foi Técnica Superior de Biblioteca e Documentação, na Biblioteca Central do Instituto Politécnico do Porto (2001-2008), é desde 2008, Técnica Superior de Biblioteca e Documentação na Biblioteca Pública Municipal de Viana do Castelo.

Anunciação Gaspar – Suplente

 

 

 

 

 

Licenciatura em Engenharia Agrícola, obtida na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, em 2002; Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação, na Universidade Fernando Pessoa, em Fevereiro de 2005; Especialização em “Conservação e Restauro de Materiais Gráficos”, na Universidade Portucalense, em Março de 2006 (500 horas); Pós-Graduação em Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos, no ISLA, em Dezembro 2006; No 2º ano do Mestrado em Educação e Bibliotecas, da Universidade Portucalense, a desenvolver trabalho de investigação em Literacia da Informação.
A exercer funções de Técnica Profissional de Biblioteca e Documentação na Biblioteca Municipal
de Lousada, desde 3 de Dezembro de 2001, Responsável pelo apoio a Biblioteca Escolares do concelho de Lousada, desde 2003; A exercer funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação, desde Maio de 2005, na Biblioteca Municipal de Lousada; Coordenadora do SABE
da Biblioteca Municipal de Lousada desde 2005; Coordenação da formação técnica interna da
equipa da Biblioteca Municipal de Lousada; Formadora creditada na área C19 – Bibliotecas Escolares com o nº CCPFC/RFO-21395/06, desde 2006, colaborando desde então com o Centro de Formação de Associação de Escolas de Lousada, agora Centro de Formação de Associação de
Escolas de Sousa Nascente; Nomeada Bibliotecária Responsável da Biblioteca Municipal de Lousada, por despacho do Presidente da Câmara de Lousada, desde 15 de Fevereiro de 2006; Tutora convidada do projecto Theka, da Fundação Calouste Gulbenkian, desde Outubro de 2006.
Coordenadora do Projecto bianual da Rede de Bibliotecas de Lousada “JI da Sociedade do Conhecimento: de pequeno se promovem literacias para desenvolver competências ao longo da vida”, no Âmbito do Projecto de Promoção da Leitura em Bibliotecas Públicas apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2008/2009), que envolveu todo o ensino pré-escolar do concelho de Lousada.

Daniela Sousa, colaboradora

Partilho a felicidade de viver cada dia.
Partilho sentimentos, sonhos e ambições.
Partilho experiências que recebo da procura incessante de novas aprendizagens.
Partilho o desafio de ser livre.
 
Licenciada em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação pela Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão de Vila do Conde. Aluna do Mestrado em Ciência da Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Exerceu funções de Técnica Superior de Arquivo – Estagiária (Dez. 2009 – Dez. 2010) na Câmara Municipal de Matosinhos.
Colabora com a Delegação Regional Norte da BAD desde Fevereiro de 2010.
%d bloggers like this: