BAD Norte 2008-2010

Conselho Directivo Regional Norte

foto-jacinta1.jpg

Jacinta Maciel, Presidente
associado n.º 2412

Divido-me entre o branco dos cumes gelados dos Alpes e o verde da terra quente do Minho que agora respiro. Gosto de estar em cada segundo. Inspiro o momento como se do primeiro respiro se tratasse. O mundo precisa do olhar, do sorriso e das palavras das crianças para que os homens e as mulheres reaprendam a Viver a cada momento pela primeira vez.

Colabora na Universidade do Minho ao nível da organização de eventos científicos, tais como os Encontros Nacionais e Internacionais de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. É colaboradora da Casa da Leitura, projecto de promoção da leitura, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. É formadora do Centro de Formação Profissional de Braga do Instituto de Emprego e Formação Profissional em domínios de Técnicas de Comunicação, Atendimento de Públicos e Francês e colaborou no Curso de Técnicas de Informação, Documentação e Comunicação. Leccionou em acções de formação contínua da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD) na temática do Livro Antigo. Ao nível da docência, colaborou na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto, no Curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação na disciplina Planeamento de Bibliotecas e Serviços de Documentação. Exerceu funções de técnica superior de biblioteca e documentação no Centro de Documentação e Informação sobre a Criança do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho e colaborou ainda ao nível do projecto de informatização, digitalização e divulgação do fundo bibliográfico moderno e antigo na Biblioteca Geral da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Dirigiu o projecto de tratamento do livro antigo na Biblioteca do Departamento de Botânica da Universidade do Porto. Foi redactora de várias publicações periódicas, faz pontualmente traduções e revisão de textos/provas para projectos académicos. Tem alguns artigos publicados e no prelo. Actualmente desenvolve a sua área de investigação na temática do Livro Antigo. Licenciada em Comunicação Social, pela Universidade do Minho e pós-graduada em Ciências Documentais, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, frequentou a formação em Estudos Aprofundados em Ciência da Informação e da Comunicação (Economia e Management dos Serviços de Informação) na Escola Nacional Superior das Ciências da Informação e das Bibliotecas (França). É aluna do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação da Universidade Católica.

foto-mbn.jpg

Manuela Barreto Nunes, Vice-Presidente
associado n.º 2675

Divido-me entre Braga, Porto e Tibaldinho. Onde me sinto melhor é na aldeia, de volta às raízes e com o básico para viver: em Março as cerejeiras já estão em flor, e daqui a pouco deixamos de apanhar laranjas todos os dias de manhã, para o sumo do pequeno-almoço, e começamos a apanhar cerejas. As estações do ano comem-se.

Professora auxiliar na Universidade Portucalense, onde coordena o Curso de Especialização em Ciências Documentais e o Doutoramento em Documentação, outorgado pela Universidade de Granada. Directora da Biblioteca Geral da mesma Universidade. Coordena uma linha de Investigação sobre Educação e Bibliotecas, no âmbito do Centro de Estudos Instituições, Dinâmicas Sociais e Cidadania Global, da Universidade Portucalense, integrado no Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos da Universidade Lusófona.
Doutora em Documentação pela Universidade de Granada (2003). Grau obtido com a tese “El medio es el servicio: sitios Web de Bibliotecas Públicas en Portugal y España”. Pós-graduação em Ciências Documentais – Variante Bibliotecas e Centros de Documentação, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1991). Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1985). Foi bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 1999 e 2002. Colaborou com o Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, tendo leccionado as disciplinas de Metodologias em Ciências da Informação da Licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação e Recursos de Informação, do Mestrado em Gestão da Informação. Colabora ainda com a Junta de Castilla y León (desde 2007) e com o Centro de Formação de Professores Camilo Castelo Branco, de V.N. de Famalicão (desde 1992), leccionando disciplinas na área da formação de profissionais de bibliotecas públicas e escolares, nomeadamente no âmbito do tratamento e avaliação de recursos electrónicos. Foi Program Chair da 35th Annual Conference of the International Association of School Librarianship (IASL), que decorreu em Lisboa em Julho de 2006.
Foi bibliotecária, responsável pelas Bibliotecas Municipais de Vila Nova de Famalicão (1990-1994) e Vila Verde, onde também dirigiu o Arquivo Municipal (1995-1999). É sócia da BAD e foi fundadora, membro da direcção e presidente da Bibliomédia – Associação de Bibliotecas para a Cooperação. Foi membro conselho directivo e presidente da ASPA – Associação para o Estudo, Defesa e Divulgação do Património Cultural e Natural. Tem diversos artigos publicados em revistas.

paula.jpg

Paula Cunha Tesoureira
associado n.º 1502

Divido-me entre a ânsia de rigor e de exactidão que quero para o meu trabalho e a beleza e liberdade criativa que a dança e o canto me proporcionam. Do equilíbrio entre precisão e fantasia nasce a tranquilidade necessária para percorrer um caminho ora cheio de obstáculos, ora pleno de surpresas.

Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1981-1985). Curso de Especialização em Ciências Documentais, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1987-1989).
Exerce funções de Técnico Superior de Arquivo no Arquivo Histórico Municipal do Porto desde 1991. Colaborou como formadora no 2.º Curso de Preparação de Técnicos-adjuntos de Arquivo, promovido pela BAD no Porto em 1997. Colaborou como formadora no 1.º Curso Livre de Genealogia e História da Família, organizado pela Universidade Moderna, em 1998. Lecciona as disciplinas de Tratamento Técnico Documental I e Tratamento Técnico Documental II, no Curso de Pós-Graduação em Ciências Documentais da Universidade Portucalense Infante D. Henrique desde 2001. Integra o Conselho Directivo Regional da Delegação Norte da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, desde Janeiro de 2005.

foto-luisa-2.jpg

Luísa Alvim Vogal de Formação
associado n.º 1570

Divido-me entre a luz e a sombra. Tenho a esperança de alcançar a silhueta visível do límpido. Acredito na misterieza das palavras e dos actos de todos os que se cruzam no meu caminho. O caminho está marcado por todos os rostos luminosos. O caminho está purificado pela única luz que existe: a bondade dos olhos daqueles que nos amam.

Licenciada em Filosofia e pós-graduada em Ciências Documentais, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Técnica superior assessor de Biblioteca e Documentação, na Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, desde 1995, exerceu funções de chefia de divisão na Biblioteca Municipal e actualmente desempenha funções na Casa de Camilo. Trabalhou, anteriormente no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) e na Câmara do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e na Casa do Infante/ Arquivo Histórico Municipal. Desde 2001, é docente na Universidade Portucalense, na Pós-graduação Ciências Documentais, leccionou a disciplina de Catalogação e actualmente lecciona Indexação.
Tem assegurado várias acções de formação na área da Biblioteconomia e Documentação em cursos de Técnicos Profissionais de BD, organizados pela BAD. Orientou estágios profissionais de técnicos profissionais de BD e estágios curriculares de licenciaturas da Universidade do Minho e da pós-graduação em Ciências Documentais da Faculdade Católica de Braga e da Universidade Portucalense. Publicou artigos em revistas da especialidade e em livros de coordenação diversa. É aluna de doutoramento em Biblioteconomia e Documentação na Universidade de Granada (2007- ).
É autora do blogue Viva Biblioteca Viva e Camilo 2.0. Mantém uma página pessoal com informações diversas.

foto-isabel-costa.jpg

Isabel Costa, Secretária
associado n.º 1259

Divido-me entre Ponte de Lima (onde estou cada vez menos…), Valença (que estou a aprender a descobrir…), Braga mas também entre as bibliotecas públicas, a educação, as actividades de animação cultural e tantos outros interesses. Os meus livros de cabeceira mostram também essa divisão (são os policiais, a poesia, os ensaios…) mas os amigos (para os quais nem sempre tenho tempo), a família (idem…), esses estão sempre lá para o que der e vier!

Licenciatura em História pela FLUP. Pós-graduação em Ciências Documentais pela FLUP
Mestre em Ciências Documentais pela Univ. de Évora.
Téc. Superior na BM de Santo Tirso (1985-89).
Téc. Superior de BD no GETAP/ME (1989/91).
Téc. Superior de BD na BM de Ponte de Lima (1991-2007).
Chefe de Divisão de Educação e Cultura da C M de Ponte de Lima (1997-2000).
Chefe de Divisão de Educação e Cultura da C M de Valença (desde Dezembro de 2007).
Formadora da EPRAMI/Paredes de Coura – formação de Técnico-profissionais de BD.
Formadora certificada para a formação de professores na área das Bibliotecas Escolares.
Formadora da BAD para os cursos de Técnico-adjuntos de BD.
Professora da Pós-graduação e Licenciatura de Ciências da Informação e Documentação da Fac. Filosofia Braga/Universidade Católica.

foto-aida.jpg

Aida Alves, 1º suplente
associado n.º 2312

Divido-me entre a família e o trabalho, entre a calma da primeira e o stress do segundo, divido-me entre a felicidade e o prazer de ambas e a tristeza e a angústia das partidas que a vida nos dá de quando em quando.

Aluna de Doutoramento do Programa em Métodos de Investigação em Biblioteconomia, ministrado pela Universidade de Salamanca (2002-….), possui o curso de Estudos Avançados em Métodos de Investigação em Biblioteconomia da Universidade de Salamanca, a Pós-Graduação em Ciências Documentais, realizada na Faculdade do Letras da Universidade do Porto (1997-1999). É licenciada em Português (Ensino de), na Universidade do Minho (1991-1996). Tem participado em várias acções de formação ligadas à área da Biblioteconomia, Tecnologias da Informação e Administração Pública.
Desempenha funções de Directora na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Janeiro 2006-…), tendo desempenhado funções de técnica superior de BD 1ª classe na coordenação da área de Leitura e Empréstimo, Animação Cultural e Indexação na BLCS (Março 2004-2005). Esteve ligada ao Centro de Documentação Europeia da Universidade do Minho no tratamento, organização e difusão da informação comunitária (1991-2003). Tem leccionado várias acções de formação na área da Biblioteconomia e Documentação em cursos de Técnicos Profissionais de BD, em acções de formação contínua da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD) (em particular tratamento técnico de documentos electrónicos), no programa FOCUS- Bibliotecas Escolares e assegurado a disciplina de Indexação na Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação da Faculdade de Filosofia (Braga) da Universidade Católica Portuguesa. Desde 2006 tem leccionado as disciplinas de Ciências da Informação e Análise e Organização da Informação à Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação na mesma Universidade. Assegurou a disciplina ao Mestrado em Ciências da Informação “As Bibliotecas e a Sociedade da Informação”. Tem orientado vários estágios profissionais de técnicos profissionais de BD e outros cursos técnico profissionais e estágios curriculares de licenciaturas da Universidade do Minho e alunos da pós-graduação e participado em diversos júris de estágio.

foto-peixoto.jpg

António Maranhão Peixoto, 2º suplente
associado n.º1099

Divido-me entre a Princesa do Lima e o litoral atlântico da Princesa do Cávado. Ancorado na Avenida de Banhos da pródiga Marinhas, abraço sempre mais a norte a identidade, nessa terra chamada Mar, que tem por padroeiro S. Bartolomeu e onde o meu ser, há mais de quatro décadas, no Natal nasceu.

Licenciado em História (1986) e pós-graduado em Ciências Documentais (1988), opção de Arquivo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Director do Arquivo Geral da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (1989-1991), da Biblioteca Municipal de Esposende (1991-1992) e, desde Outubro de 1992, do Arquivo Municipal de Viana do Castelo. Técnico Superior de Arquivo, Assessor Principal, e Chefe da Divisão de Arquivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, desde 1993; Membro do Grupo de Trabalho criado pelo Despacho Conjunto n.º 264/97, dos Ministérios do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território e da Cultura, para reformulação da Portaria nº503/86, de 9 de Setembro, e que já elaborou a Portaria n.º 412/2001, de 17 de Abril, que “Aprova o Regulamento Arquivístico para as Autarquias Locais”; Coordenador da Comissão Permanente da Secção de Arquivos Municipais da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, desde 1997; Professor Convidado da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga: Licenciatura em Ciências da Informação e da Documentação; Formador acreditado pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional (IEFP/Ministério do Trabalho e da Solidariedade), com acção desenvolvida, nomeadamente, no âmbito do PROFAP.

——————————————————————————————————————————

Daniela Sousa, colaboradora

Divido-me entre a tranquilidade e o cheiro a maresia da cidade da Póvoa de Varzim e a agitação e simbolismo da cidade do Porto. Nestes dois locais distintos, procuro constantemente algo de novo, como se fosse a primeira vez que lá estivesse. Assim também acontece com as pessoas que atravessam o meu caminho, todas elas trazem consigo uma mensagem para a minha vida, que busco incessantemente descobrir. Aprendiz de Viajante é a forma como me defino. O equilíbrio nesta minha persistente viagem, encontro-o nos vários momentos em que me sinto livre, no canto, na leitura e nas caminhadas pelo campo, onde respiro o ar puro da natureza e ouço o suave cantarolar dos pássaros.

%d bloggers like this: